Política

Visita de Lula é marcado por festa, brigas e protestos no campus da UFSM

Assim que manifestantes contrários a Lula começaram a marchar em direção à Reitoria, onde estava o grupo favorável ao ex-presidente, muitos já questionavam, nos bastidores, se haveria algum tipo de tumulto. Na rótula de acesso à UFSM, onde estava o grupo de verde e amarelo, contrários ao líder petista, policiais militares reforçavam, em peso, a segurança. Mas quando os dois grupos se encontraram os policiais militares não estavam por perto.

No espaço entre o prédio da Reitoria e o Planetário, pequenos tumultos foram registrados em meio à multidão. Em um dos casos, um homem trajando pilcha usou um relho para agredir os apoiadores de Lula. O grupo segurou o chicote, tentando evitar que pessoas fossem feridas.  

Em outro momento, durante uma discussão, um manifestante contrário a Lula foi atingido com uma pedra na cabeça, por um dos apoiadores do ex-presidente. Os dois grupos ficaram frente a frente e trocaram xingamentos políticos.

- Eu paguei para estar aqui, não vim de graça - gritou um membro do MBL aos petistas, que responderam:

- Recua, direita. Vocês sabiam que estaríamos aqui. Se dependesse de vocês, a universidade nem existiria mais.

Novo atacadão em Santa Maria recebe mais de 700 currículos de empregos

Entre uma discussão e outra, eram vistas pessoas, nas alas opostas, tentando evitar tumulto e acalmar os mais exaltados. Em um momento, alguns apoiadores de Lula fizeram uma espécie de cordão humano, separando os dois grupos. Nesse cordão humano, a maioria usava boné do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Apesar de os petistas seguirem trocando farpas com o grupo adversário, o MST permaneceu calado neste momento. Assim, representantes do MBL pediram seus integrantes recuassem. Em seguida, cerca de dois metros separavam os dois grandes grupos.

Logo depois da cena, policiais militares e do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE) chegaram ao local. A cavalaria, por fim, separou, claramente, os manifestantes. De um lado, a maioria vermelha, cantando músicas de apoio a Lula. Do outro, bandeiras verdes e amarelas, criticando o ex-presidente (veja mais fotos na página ao lado).

Com a chegada da Brigada Militar (BM), não houve mais registro de tumultos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reitores de instituições federais entregaram carta de revindicações a Lula Anterior

Reitores de instituições federais entregaram carta de revindicações a Lula

Visita de Lula é marcada por festa, brigas, pessoas feridas e protestos no campus da UFSM Próximo

Visita de Lula é marcada por festa, brigas, pessoas feridas e protestos no campus da UFSM

Política